Educação

		
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FGV / MBA / Ceará / Fortaleza

MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

Início da turma: 28 de maio de 2020

Objetivos

Desenvolver suas habilidades e competências focando na criação de valor para a companhia. O curso apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos que vão ajudá-lo a se tornar um líder empreendedor na empresa onde trabalha ou em seu próprio negócio.

Você irá adquirir:

- Capacidade empreendedora empresarial

- Apurada percepção de oportunidades de negócios

- Capacidade de definir objetivos de negócios e traçar/implementar estratégias que proporcionam bons resultados e aumentam o valor das empresas

- Competência e habilidade para alavancar a força competitiva das empresas por meio de liderança e trabalho em equipe.

A quem se destina

Se destina para as pessoas que aspiram assumir posições de direção nas empresas em que atuam mediante o conhecimento amplo que obterão sobre as ferramentas de gestão, bem como empreendedores que queiram adquirir novos conhecimentos sobre como aumentar o valor de suas empresas, e para os intraempreendedores, que queiram criar novas unidades de negócios, lançar novos produtos ou serviços e promover mudanças que gerem inovações e melhorias de performance para as corporações onde trabalham.

Pré-requisitos:

Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos

*Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**

Tempo mínimo de experiência gerencial: 5 anos

Idade mínima: 30 anos.

Corpo docente

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresentam.

Certificação



Este é curso de Pós - Gradução MBA - Master in Business Administration e o participante ao concluir receberá CERTIFICADO emitido pela FGV.

No verso do certificado constará o nome das disciplinas, dos professores com seus títulos, carga horária e conceitos das avaliações dos participantes.

Disciplinas

Economia Aplicada a Empresa

Microeconomia. Objeto de estudo da microeconomia. Lei da demanda. Elasticidade da Demanda. Lei da oferta. Equilíbrio de mercado: a lei da oferta e da demanda. Teoria da empresa. Estruturas de Mercado. Estratégia de Negócios. Economia empresarial.



Cenários Econômicos e Tendências

Análise do ambiente macroeconômico. Mensuração da atividade econômica. Moeda e sistema financeiro. Inflação e índice de preços. Modelo macroeconômico básico. Balanço de pagamentos. Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre negócios e estratégia.



Gestão de Vendas

Alinhamento das ações de vendas com os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing e as ações de vendas. Ações de vendas focadas na: venda pessoal; vendas por call center; vendas on-line; vendas por catálogo. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de venda. Remuneração dos vendedores. Material de apoio à venda.



Gestão da Cadeia de Suprimentos

O processo de globalização da economia e sua influência na cadeia de suprimentos. Global Sourcing e Comércio internacional. Cadeia de Suprimentos vs Cadeia de valor. Componentes do Planejamento da Demanda. A gestão das operações logísticas nas empresas. Recursos necessários à implantação do conceito de cadeia de Suprimentos. As funções logísticas e o seu relacionamento intra e extra-organizacional. A infraestrutura logística do País. Modelos e técnicas aplicáveis à gestão das funções logísticas. Sistemas de informações logísticas. Gestão do tempo em cadeias de suprimento. Negócios eletrônicos (business to business). Avaliação do desempenho das funções logísticas orientadas para a qualidade, produtividade e competitividade.



Gestão e Planejamento de Marketing

A gestão de Marketing como ferramenta competitiva. Desenvolvimento da proposta de valor. Desenvolvimento do Marketing Mix: Produto, Preço, Promoção e Canais de distribuição. As ações “Bellow the Line” (BTL): Merchandising, Marketing Direto, Trade Marketing, Marketing On-line. O Marketing de serviços. A Gestão da Marca. Comportamento do consumidor. Alinhamento entre as ações de marketing e as ações de vendas. Marketing digital.



Gestão Estratégica de Empresas

Evolução da Estratégia empresarial, os principais pensadores. Planejamento Estratégico. Definição das diretrizes estratégicas. Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do ambiente interno. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Desenvolvimento de estratégias. O Balanced Scorecard.



Workshop: Planejamento Estratégico

O resultado final do Workshop será um trabalho desenvolvido em equipe, apresentado e defendido pelos alunos, sobre o Planejamento Estratégico de uma dada empresa.



Contabilidade para Executivos

Importância da Contabilidade, estudo da Contabilidade, conceituação e objetivos, contabilidade societária e gerencial, postulados, princípios e convenções. Demonstrações contábeis – mecânica contábil, balanço patrimonial, demonstração de resultado de exercício, demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstrações relativas ao fluxo de recursos, demonstração do valor adicionado. Análise das demonstrações contábeis, resultados contábil, econômico e financeiro, análise vertical e horizontal, análise por indicadores.



Gestão de Tributos

Os principais marcos regulatórios brasileiros. A estrutura tributária no Brasil. Os impostos federais, estaduais e municipais. Impostos sobre a importação e sobre a exportação. Impostos em cascata. A bi-tributação. O Super Simples. A Engenharia Fiscal: A gestão integrada dos tributos.



Matemática Financeira

Características das taxas de juros. Custo de oportunidade. As diversas linguagens das taxas: Juros simples e compostos, desconto bancário e taxas equivalentes. Séries de parcelas iguais. Sistemas de amortização de empréstimos. Princípios e métodos de avaliação de investimentos - fluxos de caixa: payback; Valor presente líquido; Taxa interna de retorno; e índice de lucratividade.



Finanças Corporativas

Análise de sensibilidade para avaliação de negócios. Risco e Retorno. Custo de Capital. Conceito e objetivo do planejamento financeiro na empresa; Determinação da necessidade de capital de giro do negócio. Análise das origens da falta de recursos e dos desequilíbrios financeiros. Aplicação prática da gestão do planejamento financeiro na empresa. O fluxo de caixa como instrumento de gestão de negócios. Critérios para análise de viabilidade de projetos. Avaliação de Empresas e Projetos.



Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços

O ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Análise da concorrência. Custos e sua importância na formação do preço. Classificações dos custos e despesas. Análise do break-even-point. Margens de contribuição e de lucro. Mark-up. Sistemas de custeio; Custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, custeio ABC. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Formação de preço baseado na percepção de valor do cliente. Os aspectos estratégicos na formação do preço.



Workshop: Orçamento Empresarial

Orçamento como instrumento de formulação estratégica e de decisão gerencial; Orçamento com base nas demonstrações contábeis, na projeção de resultados e nas mutações do patrimônio líquido. Premissas baseadas no cenário econômico, projeção e simulação econômica financeira. Estrutura orçamentária. Orçamento de operação, de investimento e de caixa.



Gestão de Projetos

Definições e conceitos básicos. Principais características e “alvos” em projetos. Projeto versus ações de melhoria. Planejamento em projetos. Complexidade e incerteza. Ciclo de vida e fases. Gerenciamento de projetos: as nove áreas de conhecimentos relevantes (visão PMI). Seleção de projetos: conceitos e métodos. Fatores de sucesso e insucesso em projetos. Atribuições e habilidades do gerente de projetos e da equipe. Efeitos da arquitetura organizacional. Ferramentas para elaboração e acompanhamento de projetos.



Negociação e Administração de Conflitos

A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. As características do bom negociador. O perfil do negociador brasileiro. Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos. Modelo de partes em negociação. Negociação integrativa e negociação distributiva. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. Uso da informação, do tempo e do poder.



Liderança e Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos

Fundamentos básicos do desenvolvimento de equipes. O valor do trabalho em equipe. Grupo x Equipe. Formulação e evolução de uma equipe eficiente. Liderança: Chefe x líder. Desenvolvimento da liderança. Tipos de participantes de uma equipe de trabalho. Desenvolvimento pessoal e grupal. Administração de conflitos. Comunicação no trabalho de equipe. Dinâmicas de grupo para o desenvolvimento da equipe. Jogos e simulações como facilitadores de aprendizagem cognitiva e atitudinal. Critérios de escolha das técnicas a serem utilizadas. Papel e responsabilidades do coordenador do grupo.



Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios

O perfil do empreendedor. As principais motivações do empreendedor. O intraempreendedor – O empreendedor corporativo. As principais barreiras que os empreendedores encontram, seja no mercado ou, nas suas próprias empresas. Quais são as principais fontes de novos negócios. Os recursos necessários para a estruturação de um novo empreendimento. Onde e como conseguir estes recursos. Como atua o Developer – O criador de negócios. Compra e venda e empresas. Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios.



Negócios Digitais

Modelos de negócios digitais. Canais: Web, Mobile, IoT, Wearables e Redes Sociais. Marketing digital. User Experience. Story Telling. Design Thinking. Ferramentas para tomada da decisão nos negócios digitais. Supply Chain e logística. Cloud computing x infraestrutura proprietária. IOS x Androide. Custos x velocidade; bundling x umbundling. Escalabilidade. Segurança. Funding; Crowdfunding, Equity Crowdfunding. Crowdsourcing. Collaboration. Meios de pagamento. Monetização.



Gestão de Negócios Sustentáveis

Origens e definição de desenvolvimento sustentável – visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. Fundamentos e ações de Governança Corporativa. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.



Workshop: Plano de Negócios

Os objetivos de um Plano de Negócios; A estrutura de um Plano de Negócios. Como descrever cada um dos tópicos que compõem um Plano de Negócios. Como concatenar todos os aspectos de um empreendimento de maneira a dar consistência ao Plano. Como apresentar e como sustentar o Plano junto aos acionistas, a diretoria ou junto a possíveis investidores.



Informações Adicionais


SELEÇÃO E MATRÍCULA

MBA Executivo Internacional e MBA Pós-Graduação Especialização. A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae. Haverá uma entrevista que apontará a classificação para a turma.


REQUISITOS

1 - Ficha de inscrição preenchida

2 - Curriculum Vitae

3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado)

4 - Xerox autenticada da carteira de identidade e CPF

5 - Foto 3 x 4 (recente)

6 - Taxa de inscrição


HORÁRIO DAS AULAS

As aulas acontecerão uma vez por mês às quintas e sextas-feiras das 18:30 às 23:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:10.


INVESTIMENTO

À vista R$26.500,00 OU 26 x DE R$1.281,00

Fale conosco e descubra se há alguma condição especial para esta turma.


REGULAMENTO

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos. 


RESOLUÇÃO DO MEC

Este curso cumpre as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e tem validade nacional. Recredenciamento EBAPE: Portaria MEC nº 739, de 20.07.2016 , DOU de 21/07/2016, Seção I, p. 53; Recredenciamento EPGE: Portaria MEC Nº 629, de 22/07/2014, D.O.U. de 23/07/2014 - Seção I - p. 19.

Programa completo

Cursos por tipo

  • Turmas MRH
  • Turmas FGV
  • Incompany